quinta-feira, 13 de maio de 2010

Só para "cornetar"

Como um bom brasileiro reclamei barbaridade da escalação da seleção brasileira. Em primeiro lugar, Dunga não escalou Ganso e Neymar por não querer preparar um time para 2014. Acabou escalando jogadores de 2002 e que há muito tempo não mostram serviço a ponto de merecerem disputar a Copa representando a seleção mais vencedora do mundo. Casos de Kleberson, Gilberto e Gilberto Silva. Kleberson não se firma no Flamengo e até agora não mostra o motivo de sua escalação. Gilberto não está fazendo feio no Cruzeiro mas outros laterais esquerdos mostram um desempenho melhor como Marcelo do Real Madri. Gilberto Silva está no Panathinaikos e já algum tempo não figura como jogador de grande destaque; há algumas temporadas perdeu lugar no Arsenal para Flamini, que por sua vez foi negociado com o Milan, tendo em Denílson um substituto de grande qualidade.
Há um outro fator como o de joagdor fora de posição. Michel Bastos joga como meia-direita no Lyon e foi escalado como lateral-esquerdo. O meio-de-campo apresenta poucas opções de transição para o ataque, ficando muito dependente da velocidade de Kaká. Como goleiro, Doni é muito controverso, uma vez que é reserva de Julio Sérgio no Roma.
Nem tudo é desastre na escalação. Temos defensores muito sólidos e um ótimo goleiro - Júlio César. Os atacantes, apesar das ressalvas que muitos fizeram ao Grafite, possuem muita qualidade. É um time que pode chegar ao título mesmo com as ressalvas feitas.
Lembro muito da Copa de 94. A seleção foi duramente criticada pelo futebol feio e pragmático. No final trouxe o título. Outras seleções como a de 82 deu espetáculo, agradou e era tida como a melhor desde 70 e tombou frente a "Squadra Azzurra". O que me consola é que as Copas do Mundo contrariam a lógica do torcedor e premiam um futebol que nem sempre é o mais vistoso. Agora só no resta torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário