sábado, 6 de novembro de 2010

Sem Lichamentos Coletivos! Que a Justiça Faça a sua Parte!

Novamente Mayara Petruso é notícia na internet e agora pelo fato do próprio pai ter disponibilizado os dados da menina na rede. É preciso ter cabeça fria nessas horas. Muitos, incluindo esse humilde professor, condenaram a atitude da menina e não sem razão. O problema não é esse. Temo pelo clima anti-Mayara que se instaurou em muitos lugares. Com os supostos dados pessoais dela na rede (supostos porque não sei se são verdadeiros e nem verificarei) uma onda de histeria se desencadeou. Gostaria de pedir calma a todos. Ódio não se combate com ódio.
Em primeiro lugar porque a OAB de Pernambuco processou a menina e certamente a sociedade aguarda que a jovem pague de forma justa e proporcional ao tamanho de seu delito - o de preconceito.
Em segundo lugar, como escrevi anteriormente, Mayara Petruso não é o mal em si, sendo um de muitos produtos de uma sociedade. O verdadeiro mal a ser combatido é o preconceito e ponto final. Se nossa sociedade se mobilizar por um mundo mais justo, livre de preconceitos e nosso sistema educacional for preparado com essa finalidade, no futuro não surgirão estudantes que aprendem o ódio para depois reproduzi-lo. Colhemos o que plantamos, não? A sociedade plantou ódio e colheu muitas Mayaras. Agora o que precisamos não é de um linchamento coletivo e sim orientar nossa juventude para que um dia a sociedade se mova em um caminho de união. E que a Justiça julgue a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário